Saúde

ALARMANTE 19/04/2020 10:19 FONTE: MAJU SOUZA / REPÓRTERMT

Apenas 8 hospitais estaduais possuem UTI's nos 141 municípios de MT

Total é de 124 leitos para 3,224 milhões de habitantes e as cidades que podem atender os pacientes são Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Cáceres, Alta Floresta, Sinop, Colíder e Sorriso

 fez um levantamento dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que o Estado disponibiliza para o tratamento dos mato-grossenses. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), são 124 leitos divididos entre 8 municípios.

As cidades que podem atender os 3,2 milhões de habitantes do Estado são Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Cáceres, Alta Floresta, Sinop, Colíder e Sorriso. As outras 133 cidades não ofertam estrutura para atendimentos graves, por meio do governo.

Em meio à pandemia de Covid-19, a falta de leitos públicos é preocupante, visto que os casos graves de coronavírus ficam 14 dias internados na UTI. Além disso, existem outras doenças graves, acidentes e complicações cirúrgicas que necessitam do recurso.

É válido apontar que do total, 40 unidades estão na região-metropolitana, sendo 30 na Capital e 10 em Várzea Grande, distribuídos em pediátricos e adultos.

No entanto, a SES garante que todas as UTI’s estão equipadas com respiradores, conforme prevê Resolução n°7, do Ministério da Saúde, que determina os requisitos mínimos para o funcionamento de uma UTI. Além disso, o Governo de Mato Grosso está promovendo uma ampliação no Hospital Metropolitano (VG), onde constrói mais 30 vagas de UTI's.

As cidades de Lucas do Rio Verde, Tangará da Serra, Barra do Garças, Juína e Primavera do Leste também possuem UTI’s gratuitas, por meio de convênios municipais, entretanto, o número é mínimo e já operam além da capacidade.


Contato

PORTAL ARENÁPOLIS

 
(65)9.9992-0230

Fale Conosco

Redes Sociais

Todos os Direitos Reservados para PORTAL ARENÁPOLIS

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo