Saúde

PANDEMIA DE COVID-19 04/05/2020 07:49 POR: CAMILA RIBEIRO / MÍDIA NEWS

Secretário admite que MT pode socorrer pacientes de outros Estados

Ocupação em leitos de UTI para pacientes com coronavírus é de 2,88% em Mato Grosso

O secretário de Estado de Saúde Gilberto Figueiredo (DEM) afirmou que Mato Grosso poderá socorrer Estados que estejam no limite de ocupação dos hospitais, em razão do alto número de pacientes hospitalizados pela Covid-19 (o novo coronavírus).

 

É o caso, por exemplo, do Amzonas. Em entrevista coletiva na última terça (21), a secretária estadual de Saúde, Simone Papaiz, informou que, em média, a taxa de ocupação de leitos está em torno de 96% a 97%, tanto em UTI, quanto nos leitos de internação.

 

 

Segundo Figueiredo, já há uma interação entre secretários de saúde do País no sentido de socorro a Estados que estejam com o sistema público de Saúde colapsado.

 

“O SUS é o Sistema Único de Saúde, todos os leitos SUS não pertencem exclusivamente a um Estado ou outro. Pertencem ao SUS. Se houver necessidade de deslocamento de pacientes de Estado para outro, isso, muito provavelmente, devará ocorrer”, admitiu.

 

“Acho que, daqui a pouco, o Ministério da Saúde vai solicitar e estaremos à disposição para ajudar, se for possível, qualquer Estado que possa merecer nossa contribuição”, emendou.

 

Conforme dados do Governo de Mato Grosso, atualmente, a taxa de ocupação em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), exclusivos a pacientes com Covid-19, é de 2,88% no Estado.

 

Já nos leitos clínicos, a taxa de ocupação é de apenas 0,25%.

 

Hoje, a rede de saúde pública do Estado dispõe de 104 leitos de UTI e 403 leitos de enfermaria para pacientes que testaram positivo para o novo coronavírus.

 

A meta é que até o próximo dia 4 – quando deve ser finalizada a obra de ampliação do Hospital Metropolitano – esse número chegue a 326 leitos de UTI e 947 leitos de clínicos.

 

“Torço para que aqui em Mato Grosso a gente consiga achatar tanto a curva que nos permita receber pacientes de outros Estados. Não torcemos para usar toda a capacidade hospitalar que estamos planejando para o dia 4, que totalizará 1273 leitos”, completou.


Contato

PORTAL ARENÁPOLIS

 
(65)9.9992-0230

Fale Conosco

Redes Sociais

Todos os Direitos Reservados para PORTAL ARENÁPOLIS

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo