Saúde

MATO GROSSO 03/07/2020 12:39 Por Denise Soares, G1 MT

>Quem fizer será preso>, diz secretário de MT sobre fala de Bolsonaro, que incentivou pessoas a entrar em hospitais e filmar

O secretário voltou a pedir para que as pessoas cumpram isolamento, usem máscara de proteção e lavem as mãos.

O secretário de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo, reagiu à fala do presidente Jair Bolsonaro, na qual ele incentiva pessoas a entrar em hospitais públicos ou de campanha que tratam da covid-19 para filmar o interior das instalações a fim de constatar se há leitos desocupados.

A declaração ocorreu durante live nesta terça-feira (16) onde Gilberto analisava a situação da pandemia no estado.

 

“Altamente reprovável. Não concordo nem quando não há pandemia. Isso não vai acontecer nos hospitais de Mato Grosso. Quem fizer isso será preso”, avisou o gestor.

O secretário voltou a pedir para que as pessoas cumpram isolamento, usem máscara de proteção e lavem as mãos.

 

“Mato Grosso está em penúltimo lugar no país e as pessoas acham que estamos bem, saem e fazem festas. Muito provavelmente serão infectadas e vão precisar de uma assistência que não vai ter”, lamentou.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) notificou, até segunda-feira (15), 6.390 casos confirmados por Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 223 óbitos em decorrência do coronavírus no estado.

Em transmissão nas redes sociais, o presidente declarou: "Seria bom você fazer na ponta da linha. Tem hospital de campanha perto de você, hospital público, arranja uma maneira de entrar e filmar. Muita gente está fazendo isso e mais gente tem que fazer para mostrar se os leitos estão ocupados ou não, se os gastos são compatíveis ou não. Isso nos ajuda".

 

Em nota, o Conselho Nacional de Saúde afirmou que a declaração agrava ainda mais o contexto de crise na saúde pública.

Para o conselho, o posicionamento demonstra "total desprezo pela vida da população, não expressando qualquer sentimento de solidariedade, empatia e compaixão". Para a entidade, "essa atitude representa constrangimento aos pacientes que se encontram internados".


Contato

PORTAL ARENÁPOLIS

 
(65)9.9992-0230

Fale Conosco

Redes Sociais

Todos os Direitos Reservados para PORTAL ARENÁPOLIS

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo